Avançar para o conteúdo principal

As aulas de música e o seu contributo para a formação integral de crianças e jovens


Terigi perguntava na sua obra “Artes y Escuela” (1998) por que razão deveríamos incluir ou excluir as artes nos currículos escolares. Nós atrevemo-nos a afunilar a questão para a especificidade da área musical. Concordando com o referido autor também questionamos se a aprendizagem e a vivência artística poderão ser por alguns consideradas um luxo. Nos dias que correm penso que será consensual responder negativamente a esta questão.

Se por um lado, alguns consideram que a aprendizagem musical poderá constituir-se como um importante apoio ao desenvolvimento cognitivo geral, por outro, podemos ser mais ambiciosos e, sem receios assumir que a educação musical faz parte da formação integral de todo e qualquer ser-humano. A Educação Musical nas suas diversas vertentes constitui-se então como um campo da experiência humana ao qual qualquer criança ou jovem deverá ter oportunidade de acesso. Desta forma a Educação Musical deverá assumir-se como uma forma de ensino fundamental e indispensável que deve ter o seu lugar na educação.

Com o projeto “Aulas de Música em Anadia” pretendemos facultar a possibilidade de crianças e jovens aprofundarem os seus conhecimentos musicais em áreas muito específicas. Assim, disponibilizamos aulas de prática de teclado, bateria, formação musical, expressão musical em contexto de jardim-de-infância e flauta de bisel.

Como nos diz Akoschky a música é importante porque ocupa um lugar na história da humanidade. No seguimento desta ideia podemos dizer que a música é um produto e uma criação do homem, que possibilita a transcendência do mesmo. Assim, estando na música a história dos povos, as suas crenças, os seus rituais e seus costumes, esse mesma música, com as suas vozes e os seus instrumentos, retrata-nos e descreve-nos diferentes épocas. Podemos então concordar com a ideia de que a música é memória e viagem pelo tempo reforçando a presença, renovando e revigorando.

Na sua gama de diferenças e semelhanças, a música expressa e comunica, emociona e ensina.

Em suma, aprendemos e ensinamos música porque esta, em comunicação com o corpo, possibilita gestos, movimentos, jogos e a materialização dos sonhos.

Sendo a música detentora de tão rico potencial educativo, formativo e performativo, não será de estranhar que cada vez mais pais façam um esforço por colocar os seus educandos nestas atividades.

No projeto “Aulas de Música em Anadia” ambicionamos ajudar nesta caminhada rumo à construção de melhores e mais completos seres-humanos.

Bruno Amaral 2017

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bruno Amaral | Professor

Sérgio Bruno Moreira do Amaral é Mestre em Família e Sistemas Sociais (2004) pela Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e Licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (2001) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2001 e 2014 lecionou na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Na mesma instituição de ensino foi coordenador da licenciatura em Educação Musical entre os anos 2008 e 2014. Paralelamente à docência no ensino superior lecionou ainda em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, nas respostas sociais de Jardim-de-infância, CATL, e Centro de Dia e nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico na Fundação Salesianos – Colégio de Mogofores-Anadia. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2017 foi diretor e editor da publicação online XpressingMusic Portal do Conhecimento Musical (ERC 126558). Neste âmbito foi responsável pela criação do

Canções para o Dia do Pai

Neste ano letivo 2017/2018 optámos por trabalhar as canções: “Pai, És o Meu Melhor Amigo” e “Hoje é o Dia” . Ambas foram exploradas nos contextos de Jardim-de-Infância e 1º ciclo (1º e 2º ano). Os instrumentais das canções para o Dia do Pai podem ser solicitados por e-mail . Pai… és o meu melhor amigo… Pai, ouve bem com atenção Esta pequenina canção. Pai, nela te vou dizer: - Sou feliz por teu filho ser. És o meu melhor amigo, Não saias de ao pé de mim. A minha vida contigo É muito boa, sim, sim, sim! À bola vamos jogar. No jardim podemos passear. Gosto dos mimos que me dás. És o mais bonito dos pais. És o meu melhor amigo, Não saias de ao pé de mim. A minha vida contigo É muito boa, sim, sim, sim! Hoje é o Dia! Hoje é o Dia, O grande dia Que te canto, Pai! Com alegria E toda a magia, O dia corre e vai… Peço-te um beijo Porque gosto de ti. Dou-te outro e desejo Que estejas sempre aqui. Bruno Amaral

Canção: "O Carnaval é uma Festa!" [Jardim-de-Infância e 1º Ciclo]

Tema carnavalesco interpretado pelas turmas dos Jardins-de-Infância públicos do concelho de Anadia. “O Carnaval é uma Festa” também foi trabalhado com turmas do 1º e do 2º ano em algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O instrumental do tema musical “O Carnaval é uma Festa” poderá ser solicitado por e-mail . Dias de diversão, Dias de faz-de-conta. Com tanta animação Fico com a cabeça tonta. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Do que me vou vestir Tu não podes saber. É dia de sair, Vou dançar e vou correr. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Bruno Amaral 2018