Avançar para o conteúdo principal

Expressão e Educação Musical no Jardim de Infância | Aulas de Música em Anadia


Tendo em conta a especificidade da Expressão Musical, não nos limitamos a abordagens genéricas. Assim, tenta-se abrir portas para um caminho de aquisições auditivas, motoras e cognitivas rentabilizando e aprofundando o projeto da equipa pedagógica de cada Jardim-de-Infância. Neste sentido, as abordagens contemplam uma vertente eminentemente prática.

Seguindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no que concerne ao Domínio da Educação Artística, de forma mais específica e aprofundada no campo do Subdomínio da Música, tenta-se, através de diversas atividades, promover a prática do canto e a prática rítmica com instrumentos musicais e com o próprio corpo. O corpo será pois um meio privilegiado para a dramatização de canções e de textos musicados.

Os objetivos pelos quais orientamos a nossa ação têm por base as Metas de Aprendizagem e serão alcançados no trabalho a desenvolver em torno de conteúdos como: Ritmo, Melodia, Forma e Dinâmica.

Objetivos (tendo por base as Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação):


Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Interpretação e Comunicação

- utilizar a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura (agudo, grave), a intensidade (forte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado).
- reproduzir motivos rítmicos em métrica binária e ternária, em simultâneo com um modelo dado e em eco, utilizando a voz, o corpo e instrumentos de percussão.
- reproduzir motivos melódicos sem texto (onomatopeias e sílabas neutras) e com texto, associados a canções.
- cantar canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação e acentuação) e da respiração.
- interpretar canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).
- utilizar percussão corporal e instrumentos musicais diversos para marcar a pulsação, a divisão e a acentuação do primeiro tempo do compasso (métricas binária e ternária) de canções e de obras musicais gravadas.
- tocar pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o corpo e instrumentos de percussão.
- sincronizar o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva (dinâmicas em crescendo e em diminuendo).
- sincronizar o movimento do corpo com a pulsação regular (andamentos médio, rápido e lento) e a acentuação de compasso de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de pulsação de forma súbita ou progressiva (andamentos em accelerando e rallentando).

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação

- explorar as potencialidades de timbre, intensidade, altura (agudo, grave, subida e descida) e duração (sons longos e curtos) da voz, de objetos sonoros e de instrumentos musicais.
- improvisar ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).
- decidir sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.
- realizar ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobilizar diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.

Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Perceção Sonora e Musical

- reconhecer auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.
- comentar a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.
- utilizar grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.

Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos

- utilizar e reconhecer auditivamente um repertório diversificado de canções e de música gravada de diferentes géneros, estilos e culturas, presente em atividades do quotidiano.
- recolher e organizar informação sobre práticas musicais de diferentes culturas e comunicar os resultados dos seus trabalhos de projeto.

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bruno Amaral | Professor

Sérgio Bruno Moreira do Amaral é Mestre em Família e Sistemas Sociais (2004) pela Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e Licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (2001) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2001 e 2014 lecionou na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Na mesma instituição de ensino foi coordenador da licenciatura em Educação Musical entre os anos 2008 e 2014. Paralelamente à docência no ensino superior lecionou ainda em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, nas respostas sociais de Jardim-de-infância, CATL, e Centro de Dia e nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico na Fundação Salesianos – Colégio de Mogofores-Anadia. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2017 foi diretor e editor da publicação online XpressingMusic Portal do Conhecimento Musical (ERC 126558). Neste âmbito foi responsável pela criação do ...

Aulas de Bateria em Anadia

Com início em setembro de 2017, as aulas de bateria serão ministradas pelo professor Bruno Amaral . Obtenha mais informações através do e-mail sbrunomamaral@gmail.com ou ligando para 934666896.

Uma Estrela a Brilhar | Canção de Natal

Ainda neste ambiente festivo, com o Natal bem presente no espírito de todos nós, aqui revelo o tema trabalhado com as crianças ao longo das aulas de Expressão Musical do mês de dezembro de 2019. Tendo por base a melodia da canção: "Ding Dong! Merrily On Hight", adaptou-se o poema "Uma Estrela a Brilhar". Uma Estrela a Brilhar… Uma estrela a brilhar Num céu de paz e amor. Ouço os Anjos a cantar Num tom encantador. E os amigos do jardim-de-infância vão chegar, Virados para mim alegres vão cantar Uma canção tão especial Que diz: Já é Natal! Melodia: Ding Dong! Merrily On Hight Letra: Bruno Amaral O Instrumental em MP3 de "Uma estrela a Brilhar" pode ser solicitado por e-mail [sbrunomamaral@gmail.com]