Tendo em conta a especificidade da Expressão Musical, não nos limitamos a abordagens genéricas. Assim, tenta-se abrir portas para um caminho de aquisições auditivas, motoras e cognitivas rentabilizando e aprofundando o projeto da equipa pedagógica de cada Jardim-de-Infância. Neste sentido, as abordagens contemplam uma vertente eminentemente prática.
Seguindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no que concerne ao Domínio da Educação Artística, de forma mais específica e aprofundada no campo do Subdomínio da Música, tenta-se, através de diversas atividades, promover a prática do canto e a prática rítmica com instrumentos musicais e com o próprio corpo. O corpo será pois um meio privilegiado para a dramatização de canções e de textos musicados.
Os objetivos pelos quais orientamos a nossa ação têm por base as Metas de Aprendizagem e serão alcançados no trabalho a desenvolver em torno de conteúdos como: Ritmo, Melodia, Forma e Dinâmica.
Objetivos (tendo por base as Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação):
Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Interpretação e Comunicação
- utilizar a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura (agudo, grave), a intensidade (forte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado).- reproduzir motivos rítmicos em métrica binária e ternária, em simultâneo com um modelo dado e em eco, utilizando a voz, o corpo e instrumentos de percussão.
- reproduzir motivos melódicos sem texto (onomatopeias e sílabas neutras) e com texto, associados a canções.
- cantar canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação e acentuação) e da respiração.
- interpretar canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).
- utilizar percussão corporal e instrumentos musicais diversos para marcar a pulsação, a divisão e a acentuação do primeiro tempo do compasso (métricas binária e ternária) de canções e de obras musicais gravadas.
- tocar pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o corpo e instrumentos de percussão.
- sincronizar o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva (dinâmicas em crescendo e em diminuendo).
- sincronizar o movimento do corpo com a pulsação regular (andamentos médio, rápido e lento) e a acentuação de compasso de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de pulsação de forma súbita ou progressiva (andamentos em accelerando e rallentando).
Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação
- explorar as potencialidades de timbre, intensidade, altura (agudo, grave, subida e descida) e duração (sons longos e curtos) da voz, de objetos sonoros e de instrumentos musicais.- improvisar ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).
- decidir sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.
- realizar ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobilizar diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.
Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Perceção Sonora e Musical
- reconhecer auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.- comentar a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.
- utilizar grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.
Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos
- utilizar e reconhecer auditivamente um repertório diversificado de canções e de música gravada de diferentes géneros, estilos e culturas, presente em atividades do quotidiano.- recolher e organizar informação sobre práticas musicais de diferentes culturas e comunicar os resultados dos seus trabalhos de projeto.
Bruno Amaral
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