Avançar para o conteúdo principal

Expressão e Educação Musical no Jardim de Infância | Aulas de Música em Anadia


Tendo em conta a especificidade da Expressão Musical, não nos limitamos a abordagens genéricas. Assim, tenta-se abrir portas para um caminho de aquisições auditivas, motoras e cognitivas rentabilizando e aprofundando o projeto da equipa pedagógica de cada Jardim-de-Infância. Neste sentido, as abordagens contemplam uma vertente eminentemente prática.

Seguindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no que concerne ao Domínio da Educação Artística, de forma mais específica e aprofundada no campo do Subdomínio da Música, tenta-se, através de diversas atividades, promover a prática do canto e a prática rítmica com instrumentos musicais e com o próprio corpo. O corpo será pois um meio privilegiado para a dramatização de canções e de textos musicados.

Os objetivos pelos quais orientamos a nossa ação têm por base as Metas de Aprendizagem e serão alcançados no trabalho a desenvolver em torno de conteúdos como: Ritmo, Melodia, Forma e Dinâmica.

Objetivos (tendo por base as Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação):


Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Interpretação e Comunicação

- utilizar a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura (agudo, grave), a intensidade (forte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado).
- reproduzir motivos rítmicos em métrica binária e ternária, em simultâneo com um modelo dado e em eco, utilizando a voz, o corpo e instrumentos de percussão.
- reproduzir motivos melódicos sem texto (onomatopeias e sílabas neutras) e com texto, associados a canções.
- cantar canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação e acentuação) e da respiração.
- interpretar canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).
- utilizar percussão corporal e instrumentos musicais diversos para marcar a pulsação, a divisão e a acentuação do primeiro tempo do compasso (métricas binária e ternária) de canções e de obras musicais gravadas.
- tocar pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o corpo e instrumentos de percussão.
- sincronizar o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva (dinâmicas em crescendo e em diminuendo).
- sincronizar o movimento do corpo com a pulsação regular (andamentos médio, rápido e lento) e a acentuação de compasso de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de pulsação de forma súbita ou progressiva (andamentos em accelerando e rallentando).

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação

- explorar as potencialidades de timbre, intensidade, altura (agudo, grave, subida e descida) e duração (sons longos e curtos) da voz, de objetos sonoros e de instrumentos musicais.
- improvisar ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).
- decidir sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.
- realizar ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobilizar diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.

Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Perceção Sonora e Musical

- reconhecer auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.
- comentar a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.
- utilizar grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.

Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos

- utilizar e reconhecer auditivamente um repertório diversificado de canções e de música gravada de diferentes géneros, estilos e culturas, presente em atividades do quotidiano.
- recolher e organizar informação sobre práticas musicais de diferentes culturas e comunicar os resultados dos seus trabalhos de projeto.

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aulas de Música em Anadia na Feira da Vinha e do Vinho 2019

No passado dia 30 de junho, os alunos do projeto “Aulas de Música em Anadia” voltaram a marcar presença na Feira da Vinha e do Vinho  - Anadia Capital do Espumante 2019.  Pelo palco “Sentir Anadia” passaram alunos de Bateria/Percussão e de Prática de Teclado.
Aqui fica o alinhamento protagonizado e a referência aos intérpretes de mais um momento de celebração da música e da aprendizagem musical. 

- Rock em 12/8
Joaquim Verdade (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)
 - Exercício 15 (E. Cebolo)
Diogo Silva (Teclado); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria)
- Como é bom voltar aqui
Bernardo (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)
- Can Can (Jacques Offenbach)
Constança e Marta (Teclados); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria)
- Que belo dia
Micael (Bateria); Duarte (Bongós); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)
- Bom dia
Duarte (Bateria); Micael (Bongós); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)

Como foram essas férias? | Canção para o início do ano letivo

O ano letivo está a começar e em algumas escolas do 1º CEB do concelho de Anadia cantámos a canção: "Olá! Tudo Bem? Como Foram Essas Férias?" Aqui fica a letra. A partitura e o instrumental poderão ser solicitados através do e-mail sbrunomamaral@gmail.com

Olá! Tudo Bem? Como Foram essas férias?
Olá! Tudo Bem? Como Foram essas férias?

Conta-me tudo agora. Sem nenhuma demora.
Conta-me tudo agora. Sem nenhuma demora.

- Saltei, pulei, brinquei… Tanta coisa fiz.
E agora só sei que estou tão feliz.
- Saltei, pulei, brinquei… Tanta coisa fiz.
E agora só sei que estou tão feliz.

Por voltar! Por voltar!

Letra e Música: Bruno Amaral

AULAS DE MÚSICA EM ANADIA
Pré-Escolar - 1º Ciclo
Bateria/Percussão - Prática de Teclado

Canção: "Hoje é um novo dia!"

Ao darmos início a este novo ano de 2019, criámos a canção "Hoje é um novo dia!".
À semelhança de outros temas que temos vindo a trabalhar no projeto "Aulas de Música em Anadia", também o instrumental desta canção poderá ser solicitado por e-mail para sbrunomamaral@gmail.com 
Aqui fica a letra da canção: "Hoje é um novo dia!"

Hoje é um novo dia Hoje é um novo dia
E por isso eu vou cantar,
Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.

Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.
Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.

Um sorriso para ti,
Um abraço bem bom.
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si
Cantamos todos no tom.

Hoje é um novo dia
E por isso eu vou cantar,
Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.

Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.
Partilhar (a) minha alegria
E espalhá-la pelo ar.

Olho para a frente
Contemplo o horizonte,
Um arco-íris e tanta gente
E o sol atrás do monte.

Hoje é um novo dia
E por isso eu vou cantar,
Part…