Avançar para o conteúdo principal

Lembrar o Dia Mundial da Música


Hoje, dia 1 de outubro de 2017 lembramos mais um Dia Mundial da Música.

Esperamos que alunos, encarregados de educação e comunidade em geral vivam esta data, instituída em 1975 pelo International Music Council, recordando todos os objetivos que lhe são inerentes.

O International Music Council foi fundado em 1949 pela UNESCO. Este organismo aglomera em torno de si mesmo várias instituições e individualidades do universo musical.

Celebrar o Dia Mundial da Música é viver e reforçar os objetivos que lhe são atribuídos desde o seu início. Está ao alcance de cada um de nós promover a arte musical em todos os setores da sociedade. Esta promoção poderá ser protagonizada de mil e uma formas. Os concertos e as demais apresentações públicas, bem como o ensino e a disseminação desta arte são maneiras privilegiadas de o conseguir. Se ao promovermos a música e os músicos divulgarmos a diversidade musical, tanto melhor.

Que a paz e amizade entre as pessoas, o crescimento e desenvolvimento das culturas e a troca de experiências estejam subjacentes a toda a partilha musical. Estes são pilares basilares de uma sociedade que, através da música, se poderá expressar de forma criativa chegando perto do próximo e dos seus interesses e objetivos mais nobres.

Como o Dia Mundial da Música de 2017 é celebrado ao domingo, teremos o cuidado de o rememorar ao longo de toda a semana em todos os contextos em que atuamos. Deste modo, nas aulas que ministramos em Jardim-de-Infância, 1º Ciclo e nas aulas de instrumento, dedicaremos alguns minutos a lembrar este dia e os seus objetivos.

Feliz Dia Mundial da Música!

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aulas de Prática de Teclado em Anadia - Aveiro

As aulas de Prática de Teclado terão início em setembro de 2017 e serão ministradas pelo professor Bruno Amaral . Para mais informações, contacte sbrunomamaral@gmail.com ou 934666896

As aulas de música e o seu contributo para a formação integral de crianças e jovens

Terigi perguntava na sua obra “Artes y Escuela” (1998) por que razão deveríamos incluir ou excluir as artes nos currículos escolares. Nós atrevemo-nos a afunilar a questão para a especificidade da área musical. Concordando com o referido autor também questionamos se a aprendizagem e a vivência artística poderão ser por alguns consideradas um luxo. Nos dias que correm penso que será consensual responder negativamente a esta questão. Se por um lado, alguns consideram que a aprendizagem musical poderá constituir-se como um importante apoio ao desenvolvimento cognitivo geral, por outro, podemos ser mais ambiciosos e, sem receios assumir que a educação musical faz parte da formação integral de todo e qualquer ser-humano. A Educação Musical nas suas diversas vertentes constitui-se então como um campo da experiência humana ao qual qualquer criança ou jovem deverá ter oportunidade de acesso. Desta forma a Educação Musical deverá assumir-se como uma forma de ensino fundamental e indispen...

O projeto “Aulas de Música em Anadia”. Alguns Pressupostos Metodológicos e Pedagógicos.

“Aulas de Música em Anadia” emana de um percurso académico e pedagógico iniciado há mais de 20 anos. A partilha de experiências diversificadas que abrangeram públicos e realidades tão distintas como a Educação de Infância, o trabalho com crianças no contexto das IPSS e do Ensino Básico e a docência no Ensino Superior foi possibilitando a construção contínua de um corpo teórico e metodológico que hoje nos permite laborar numa plataforma perfeitamente fundamentada. Resultando de uma perspetiva reflexiva e prospetiva, logo, aberta à inclusão constante de novas abordagens, o trabalho que hoje se apresenta na área da Expressão e Educação Musical nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos Jardins-de-Infância e nas aulas de Bateria , Prática de Teclado e de Flauta de Bisel tem presente a natureza e a evolução da aprendizagem musical . Na caminhada que temos vindo a protagonizar consideramos que a caracterização das crianças e jovens ao nível do seu desenvolvimento global e do seu...