Avançar para o conteúdo principal

Lembrar o Dia Mundial da Música


Hoje, dia 1 de outubro de 2017 lembramos mais um Dia Mundial da Música.

Esperamos que alunos, encarregados de educação e comunidade em geral vivam esta data, instituída em 1975 pelo International Music Council, recordando todos os objetivos que lhe são inerentes.

O International Music Council foi fundado em 1949 pela UNESCO. Este organismo aglomera em torno de si mesmo várias instituições e individualidades do universo musical.

Celebrar o Dia Mundial da Música é viver e reforçar os objetivos que lhe são atribuídos desde o seu início. Está ao alcance de cada um de nós promover a arte musical em todos os setores da sociedade. Esta promoção poderá ser protagonizada de mil e uma formas. Os concertos e as demais apresentações públicas, bem como o ensino e a disseminação desta arte são maneiras privilegiadas de o conseguir. Se ao promovermos a música e os músicos divulgarmos a diversidade musical, tanto melhor.

Que a paz e amizade entre as pessoas, o crescimento e desenvolvimento das culturas e a troca de experiências estejam subjacentes a toda a partilha musical. Estes são pilares basilares de uma sociedade que, através da música, se poderá expressar de forma criativa chegando perto do próximo e dos seus interesses e objetivos mais nobres.

Como o Dia Mundial da Música de 2017 é celebrado ao domingo, teremos o cuidado de o rememorar ao longo de toda a semana em todos os contextos em que atuamos. Deste modo, nas aulas que ministramos em Jardim-de-Infância, 1º Ciclo e nas aulas de instrumento, dedicaremos alguns minutos a lembrar este dia e os seus objetivos.

Feliz Dia Mundial da Música!

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bruno Amaral | Professor

Sérgio Bruno Moreira do Amaral é Mestre em Família e Sistemas Sociais (2004) pela Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e Licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (2001) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2001 e 2014 lecionou na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Na mesma instituição de ensino foi coordenador da licenciatura em Educação Musical entre os anos 2008 e 2014. Paralelamente à docência no ensino superior lecionou ainda em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, nas respostas sociais de Jardim-de-infância, CATL, e Centro de Dia e nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico na Fundação Salesianos – Colégio de Mogofores-Anadia. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2017 foi diretor e editor da publicação online XpressingMusic Portal do Conhecimento Musical (ERC 126558). Neste âmbito foi responsável pela criação do

Aulas de Música em Anadia na Feira da Vinha e do Vinho 2019

Foto: Município de Anadia No passado dia 30 de junho, os alunos do projeto “Aulas de Música em Anadia” voltaram a marcar presença na Feira da Vinha e do Vinho  - Anadia Capital do Espumante 2019.  Pelo palco “Sentir Anadia” passaram alunos de Bateria/Percussão e de Prática de Teclado. Aqui fica o alinhamento protagonizado e a referência aos intérpretes de mais um momento de celebração da música e da aprendizagem musical.  - Rock em 12/8 Joaquim Verdade (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)  - Exercício 15 (E. Cebolo) Diogo Silva (Teclado); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria) - Como é bom voltar aqui Bernardo (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado) - Can Can (Jacques Offenbach) Constança e Marta (Teclados); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria) - Que belo dia Micael (Bateria); Duarte (Bongós); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado) - Bom dia Duarte (Bateria); Micael (Bongós);

Uma Estrela a Brilhar | Canção de Natal

Ainda neste ambiente festivo, com o Natal bem presente no espírito de todos nós, aqui revelo o tema trabalhado com as crianças ao longo das aulas de Expressão Musical do mês de dezembro de 2019. Tendo por base a melodia da canção: "Ding Dong! Merrily On Hight", adaptou-se o poema "Uma Estrela a Brilhar". Uma Estrela a Brilhar… Uma estrela a brilhar Num céu de paz e amor. Ouço os Anjos a cantar Num tom encantador. E os amigos do jardim-de-infância vão chegar, Virados para mim alegres vão cantar Uma canção tão especial Que diz: Já é Natal! Melodia: Ding Dong! Merrily On Hight Letra: Bruno Amaral O Instrumental em MP3 de "Uma estrela a Brilhar" pode ser solicitado por e-mail [sbrunomamaral@gmail.com]