Avançar para o conteúdo principal

Lembrar o Dia Mundial da Música


Hoje, dia 1 de outubro de 2017 lembramos mais um Dia Mundial da Música.

Esperamos que alunos, encarregados de educação e comunidade em geral vivam esta data, instituída em 1975 pelo International Music Council, recordando todos os objetivos que lhe são inerentes.

O International Music Council foi fundado em 1949 pela UNESCO. Este organismo aglomera em torno de si mesmo várias instituições e individualidades do universo musical.

Celebrar o Dia Mundial da Música é viver e reforçar os objetivos que lhe são atribuídos desde o seu início. Está ao alcance de cada um de nós promover a arte musical em todos os setores da sociedade. Esta promoção poderá ser protagonizada de mil e uma formas. Os concertos e as demais apresentações públicas, bem como o ensino e a disseminação desta arte são maneiras privilegiadas de o conseguir. Se ao promovermos a música e os músicos divulgarmos a diversidade musical, tanto melhor.

Que a paz e amizade entre as pessoas, o crescimento e desenvolvimento das culturas e a troca de experiências estejam subjacentes a toda a partilha musical. Estes são pilares basilares de uma sociedade que, através da música, se poderá expressar de forma criativa chegando perto do próximo e dos seus interesses e objetivos mais nobres.

Como o Dia Mundial da Música de 2017 é celebrado ao domingo, teremos o cuidado de o rememorar ao longo de toda a semana em todos os contextos em que atuamos. Deste modo, nas aulas que ministramos em Jardim-de-Infância, 1º Ciclo e nas aulas de instrumento, dedicaremos alguns minutos a lembrar este dia e os seus objetivos.

Feliz Dia Mundial da Música!

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aulas de Bateria em Anadia

Com início em setembro de 2017, as aulas de bateria serão ministradas pelo professor Bruno Amaral . Obtenha mais informações através do e-mail sbrunomamaral@gmail.com ou ligando para 934666896.

O projeto “Aulas de Música em Anadia”. Alguns Pressupostos Metodológicos e Pedagógicos.

“Aulas de Música em Anadia” emana de um percurso académico e pedagógico iniciado há mais de 20 anos. A partilha de experiências diversificadas que abrangeram públicos e realidades tão distintas como a Educação de Infância, o trabalho com crianças no contexto das IPSS e do Ensino Básico e a docência no Ensino Superior foi possibilitando a construção contínua de um corpo teórico e metodológico que hoje nos permite laborar numa plataforma perfeitamente fundamentada. Resultando de uma perspetiva reflexiva e prospetiva, logo, aberta à inclusão constante de novas abordagens, o trabalho que hoje se apresenta na área da Expressão e Educação Musical nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos Jardins-de-Infância e nas aulas de Bateria , Prática de Teclado e de Flauta de Bisel tem presente a natureza e a evolução da aprendizagem musical . Na caminhada que temos vindo a protagonizar consideramos que a caracterização das crianças e jovens ao nível do seu desenvolvimento global e do seu...

Canção: "O Carnaval é uma Festa!" [Jardim-de-Infância e 1º Ciclo]

Tema carnavalesco interpretado pelas turmas dos Jardins-de-Infância públicos do concelho de Anadia. “O Carnaval é uma Festa” também foi trabalhado com turmas do 1º e do 2º ano em algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O instrumental do tema musical “O Carnaval é uma Festa” poderá ser solicitado por e-mail . Dias de diversão, Dias de faz-de-conta. Com tanta animação Fico com a cabeça tonta. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Do que me vou vestir Tu não podes saber. É dia de sair, Vou dançar e vou correr. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Bruno Amaral 2018